on 20 de dezembro de 2016

Orquestra Barroca da Casa da Música e Alma de Coimbra entre os concertos de Natal em Guimarães

Ciclo de música natalícia em quatro locais distintos do concelho até ao final desta semana. Sessões culturais divulgam poetas portugueses e intérpretes vimaranenses.

Guimarães recebe esta semana mais quatro concertos de Natal, depois do espetáculo da Orquestra do Norte no Paço dos Duques de Bragança e do Quarteto de Cordas de Guimarães ter atuado na Plataforma das Artes e na Igreja Românica de Serzedelo. Até sexta-feira, a Orquestra Barroca da Casa da Música, o grupo Alma de Coimbra, a Banda Musical de Pevidém e o Andreia Alferes Quarteto interpretam músicas alusivas à quadra natalícia, no âmbito do ciclo de concertos promovido pela Câmara Municipal de Guimarães.
A segunda semana de espetáculos principia esta quarta-feira, 21 de dezembro, às 21 horas, com a Orquestra Barroca da Casa da Música na Igreja de S. Francisco. Na quinta-feira, às 21:30 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, o público poderá assistir a um concerto do grupo “Alma de Coimbra”, formado por antigos alunos da Universidade de Coimbra, hoje dispersos pelo país, que encontram na música um espaço agregador e propiciador do cultivo dos ideais que pautaram os seus anos de vida académica.
Fundado em 2006, o coro é dirigido pelo compositor e maestro Augusto Mesquita que, entre outras distinções, foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1997, sendo o autor dos arranjos corais de todos os temas que executam. Diplomado em piano e composição pelo Conservatório de Música de Lisboa, foi Presidente da Direção do Conservatório de Música de Coimbra, onde foi professor de piano entre 1994 e 1999, além de exercer outros cargos em consagradas instituições.
Na antevéspera do Natal, na sexta-feira, dia 23, há sessão dupla de espetáculos. Às 21:30 horas, a Banda Musical de Pevidém, dirigida pelo maestro Vasco Silva de Faria, atua na Igreja Paroquial de Selho S. Jorge e, à mesma hora, a Junta de Freguesia de Pencelo recebe o concerto “Um Natal Português - Andreia Alferes Quarteto”. Dezasseis temas serão interpretados ao longo de aproximadamente uma hora por Andreia Alferes (voz), André Teixeira (viola), Miguel Amaral (guitarra portuguesa) e Sérgio Marques (contrabaixo), num concerto destinado a um público de todas as idades.