on 4 de dezembro de 2016

ESTA SEGUNDA E TERÇA-FEIRA, NO LABORATÓRIO DA PAISAGEM
Conferências assinalam em Guimarães o Dia Internacional do Voluntariado

Banco Local de Voluntariado de Guimarães completa cinco anos. Sessões temáticas têm por objetivo debater questões em torno da motivação e do compromisso.
A Câmara Municipal de Guimarães, através do Banco Local de Voluntariado, que comemora também o seu 5º aniversário, assinala esta segunda e terça-feira, 05 e 06 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado com a realização de um workshop e um conjunto de conferências temáticas, que decorrerão em ambos os dias no Laboratório da Paisagem.
Esta segunda-feira, a partir das 14 horas, tem início o workshop “Motivação e Compromisso dos Voluntários”. A sessão terá como orador João Magalhães, responsável de Recursos Humanos e Voluntariado da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa. No dia seguinte, também com início às 14 horas, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, preside à sessão de abertura da primeira de três conferências subordinadas ao tema “Desafios à Gestão do Voluntariado nas Organizações”.
Meia hora depois, Rita Leote, Gestora de Programas da Confederação Portuguesa para o Voluntariado, apresenta o projeto “Selo de Qualidade em Voluntariado”, seguindo-se uma intervenção de Armando Guimarães, Presidente da Associação de Solidariedade Social de Professores - Delegação de Guimarães, subordinada ao tema “O Voluntariado Como um Investimento Capital nas Organizações”.
No final, Eduardo Duque, docente na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, falará sobre “Voluntariado Como Fenómeno Gerador de Minorias Criativas”, num debate com moderação de Carlos Ribeiro, Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem. Para as 16 horas, está prevista a sessão de encerramento com Paula Oliveira, Vereadora da Divisão da Ação Social da Câmara de Guimarães.