on 20 de dezembro de 2016

Programa "Empreende Já" arranca hoje - Informações e apoio a candidaturas disponível no Espaço Jovem de Vizela

O Instituto Português do Desporto e Juventude abre hoje as candidaturas ao Programa 'Empreende Já', uma iniciativa que se destina a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social.
O ‘Empreeende Já’ terá duas edições entre 2016 e 2018. Cada edição é implementada por duas ações distintas: a primeira ação traduz-se no apoio ao desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens; a segunda ação apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da primeira ação.
O Instituto Português do Desporto e Juventude pretende envolver, na primeira ação deste programa 630 jovens NEET (Neither in Employment nor in Education or Training), dos 18 aos 29 anos e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.
Os empreendedores, durante 6 meses terão uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do IAS (Indexante de Apoio Social) e os que passarem para a segunda ação receberão 10.000,00 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada. Este segundo apoio financeiro, implica o compromisso de manter a entidade em atividade durante 2 anos.
O Empreende já é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.600.000,00 euros, pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.
Em Vizela, o Espaço Jovem de Vizela assegura informações e apoio aos jovens no seu processo de candidatura ao programa.
O Espaço Jovem de Vizela fica localizado na Rua da Portela n. 25, junto à rotunda da GNR. O pedido de informações ser feito presencialmente de segunda a sexta das 09:00 às 17:00, pelo email juventude@cm-vizela.com ou pela página facebook https://www.facebook.com/vizelaespacojovem/.