on 6 de dezembro de 2016

Rua S. Nicolau dos Estudantes inaugurada em Guimarães nesta terça-feira

Novo arruamento da cidade de Guimarães inaugurado no Dia de S. Nicolau. Toponímia vimaranense fica enriquecida com ligação do Largo Conde de Arnoso, no Campo da Feira, ao Parque das Hortas.

A rua S. Nicolau dos Estudantes, que liga o Largo República do Brasil ao Parque das Hortas, foi inaugurada no centro da cidade de Guimarães às 11:30 horas desta terça-feira, 06 de dezembro, dia de S. Nicolau. A cerimónia contou com a presença de nicolinos de várias gerações e foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança.
A atribuição do nome do padroeiro das Festas Nicolinas à toponímia de Guimarães, articulada com a Direção da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG), resulta da requalificação urbanística e funcional efetuada pela Câmara de Guimarães no Parque das Hortas e da sua área envolvente, que incluiu os trabalhos de reperfilamento das ruas Dr. José Sampaio, Rei do Pegú e Padre Gaspar Roriz, bem como o arranjo urbanístico do Largo Conde Arnoso.
As Festas Nicolinas têm a sua origem na devoção religiosa dedicada a São Nicolau, que era oriundo da Ásia Menor e terá vivido nos séculos III e IV. Julga-se que terá sido Bispo em Mira, Turquia. As Nicolinas são a única celebração académica de Guimarães, sendo igualmente das festas académicas mais antigas do país, mobilizando todos os anos milhares de atuais e antigos estudantes vimaranenses, entre os dias 29 de novembro e 07 de dezembro.
Este culto terá chegado a Guimarães através dos peregrinos de vários pontos do país e do estrangeiro que aqui se deslocavam para venerarem Nossa Senhora de Guimarães (Padroeira de Portugal até ao séc. XVII), também através da passagem de romeiros de/e para Santiago de Compostela que terão deixado como marca a sua devoção a S. Nicolau, representando atualmente um testemunho intangível do património cultural vimaranense.