on 6 de janeiro de 2017

Dia de Reis em Guimarães com crianças no Largo da Oliveira e idosos no Multiusos

Centro Histórico terá mais de um milhar de crianças a cantar as Reisadas esta sexta-feira. No Multiusos, cerca de duas mil pessoas com mais de 65 anos participam no convívio de Reis. 

A Câmara Municipal de Guimarães vai assinalar a comemoração do Dia de Reis, esta sexta-feira, 06 de janeiro, com a realização de duas iniciativas distintas envolvendo duas gerações. De manhã, o Centro Histórico será animado por 1.200 crianças que vão cantar as Reisadas no Largo da Oliveira. Ao início da tarde, o Multiusos de Guimarães será palco de um Almoço de Reis com 1.800 pessoas maiores de 65 anos, portadoras do Cartão Municipal do Idoso.
A partir das 10 horas, um total de 19 instituições, pertencentes a Jardins de Infância e ATL do concelho, vão celebrar o Dia de Reis numa iniciativa destinada ao público infantil, mas também aos familiares das crianças. Participam a Casa do Povo de Creixomil, Casa do Povo de Fermentões, Centro de Solidariedade Social Cultura e Desporto de Somelos, Centro Paroquial de São Romão de Mesão Frio, Centro Social da Paróquia de Polvoreira e Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa.
A lista de participações completa-se com o Centro Social Paroquial de Fermentões, Centro Social Paroquial São Dâmaso, Colégio do Ave, Colégio Nossa Senhora da Conceição, Fraterna, Grupo Desportivo e Recreativo “Os Amigos de Urgeses”, Infantário Nuno Simões, Lar de Santa Estefânia, Obra Social Sagrado Coração de Maria (Vila Pouca), Patronato de S. Sebastião, Patronato Nossa Senhora da Oliveira, S.A.R.C – Salgueiral e Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.
A partir das 12:30 horas, tem início o convívio de Reis no Multiusos de Guimarães, com o Presidente do Município, Domingos Bragança, a almoçar com vimaranenses que são portadores do Cartão Municipal do Idoso. Neste encontro, estarão igualmente representadas cerca de 40 IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social da Terceira Idade. A tarde será preenchida com atividades musicais.
A celebração dos Reis continua no sábado, com uma dezena de grupos de música tradicional e popular de Guimarães a participar nas Reisadas, no Largo da Oliveira, a partir das 21:30 horas. No dia 11 de janeiro, o Multiusos de Guimarães volta a ser palco de um Encontro de Reis, das 14:30 às 17 horas, para o cantar de Reis das IPSS da terceira idade, que vai reunir cerca de 800 idosos, pertencentes a 27 instituições do concelho.