on 7 de janeiro de 2017


Agenda do programa “ExcentriCidade” para o primeiro mês de 2017 no concelho de Guimarães

Janeiro começa com cinema nas Taipas este sábado e uma peça de teatro em Ronfe, na semana seguinte. A rubrica cultural encerra com música em três freguesias, no final do mês.

Uma sessão de cinema na vila das Taipas, este sábado, 07 de janeiro, às 21:30 horas, no auditório dos Bombeiros Voluntários, inaugura a programação de 2017 da iniciativa “ExcentriCidade”, promovida mensalmente pela Câmara Municipal de Guimarães. Em janeiro, haverá ainda teatro em Ronfe (dia 14) e música em S. Torcato (27), Briteiros S. Salvador e Moreira de Cónegos, ambos os espetáculos no dia 28.
O primeiro sábado do mês assinala a exibição do filme “Paro Quando Quiser – Génios à Rasca”, uma comédia que será projetada pelo Cineclube de Guimarães, destinada a um público com idade superior a 14 anos. No sábado seguinte, dia 14, às 21:30 horas, o Salão Paroquial de Ronfe é o palco da peça de teatro musical “Pedro e o Lobo”, com interpretação de Rita Calatré, Vítor Fernandes e Luiz Oliveira, também encenador e autor do texto.
No final do mês, há três espetáculos de música agendados para as freguesias do concelho. Na última sexta-feira de janeiro, dia 27, também às 21:30 horas, os espanhóis Hot Air Balloon, nomeados para os prestigiados “The Independent Music Awards”, em Nova Iorque, atuam na vila de S. Torcato, no Centro Comunitário, Hemeroteca e Mediateca Educativa da ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais.
No dia 28 de janeiro, igualmente, às 21:30 horas, há música em Briteiros S. Salvador e na vila de Moreira de Cónegos. “Trio a Dois”, com José Duarte na voz, guitarra, baixo e bateria, e Cristiano Martins como vocalista e também no acordeão digital, é o nome do espetáculo que percorre clássicos do pop/rock e que decorrerá na Casa do Povo de Briteiros.
Já no Centro Pastoral de Moreira de Cónegos, atuam os Bandstand Blues Band, grupo de música de Guimarães que tem no seu reportório clássicos do Blues e Rhytm´n Blues numa linguagem com influência do jazz. A banda é constituída por Ana Faria (saxofone), Carla Castro (voz), César Machado (harmónica de blues, baixo e voz), Cristiano Martins (acordeão e piano), Gilberto Neto (harmónica de blues e voz), Hugo Marinho (bateria), Miguel Magalhães (guitarra), Rui Melo (voz) e Soraia Lemos (voz).