on 2 de janeiro de 2017


MODATIRSO procura inovação, irreverência, criatividade e novos olhares sobre o mundo da moda

Final do concurso realiza-se a 21 de janeiro na Fábrica de Santo Thyrso

O Moda Tirso volta à Fábrica de Santo Thyrso. Depois do sucesso das edições anteriores, o evento promovido pela Câmara Municipal, com a colaboração da One Models, continua a apostar na descoberta e promoção de novos talentos da moda.

Um concurso destinado em exclusivo para os alunos que frequentam as escolas do concelho e que procura desde outubro, as 20 novas caras que que vão pisar a passerelle da Fábrica de Santo Thyrso no dia 21 de janeiro, através da gala final. Mais do que um simples concurso de modelos, o Moda Tirso foi pensado para promover sinergias de forma a ajudar a desenvolver a indústria da moda no concelho.

“Esta é mais uma iniciativa que levamos a cabo, no sentido de afirmar o potencial de Santo Tirso na área da moda. Acreditamos que a partir da Incubadora de Moda e Design, localizada na Fábrica de Santo Thyrso, há muitas sinergias que podem ser trabalhadas com bons resultados para o concelho e o Moda Tirso é prova disso mesmo”, explicou Joaquim Couto, presidente da Câmara de Santo Tirso, congratulando-se com as parcerias que foi possível estabelecer com empresas e entidades locais, durante este projeto. “O trabalho em rede e a articulação entre os vários agentes concelhios é de extrema relevância para o nosso executivo”, concluiu.

De acordo ainda com a autarquia, o objetivo é contribuir para a industria criativa, não só na moda, mas igualmente em áreas adjacentes como a fotografia, o vídeo, a impressão digital, o envolvimento social e a educação.

Entre os vinte finalistas, depois de várias centenas de candidaturas e de uma pré-seleção dos candidatos, serão escolhidos os dois novos rostos (um masculino e um feminino).

Nesta que será a terceira edição da iniciativa, estarão presentes para avaliar os concorrentes, nomes bem conhecidos do público, como Manuel Serrão, Júlio Magalhães, Katty Xiomara e Ana Sousa, bem como o fotógrafo Frederico Martins, a produtora de fotografia Helena Silva ou Cláudia Jacques.

Um painel que Joaquim Couto vê com enorme satisfação: “É prestigiante recebermos em Santo Tirso, o contributo destes elementos que compõe a mesa de Júri. É sinal que o 'Moda Tirso' está a crescer e a ganhar dimensão. Para nós é muito importante o contributo de todas estas pessoas, com valências concertadas no mundo da moda e que nos podem ajudar a colocar Santo Tirso no mapa e afirmar o nosso potencial na área da moda”.

Uma das mais valias conseguidas é que o Moda Tirso vai também servir de montra para alguns dos jovens criadores da Incubadora de Moda e Design (IMOD) da Fábrica de Santo Tirso. 



Com entrada gratuita, a festa terá inicio às 21h00, com um programa que também oferece muita animação musical.