on 17 de janeiro de 2017

Longos cria Brigada Verde e Aldão apresenta grupo ambiental no sábado

Hino da comunidade escolar assinalou sessão em Longos. No sábado, 21 de janeiro, às 14:30 horas, Aldão apresenta grupo ambiental na sede de Junta de Freguesia. Objetivo é alargar leque de voluntários.
A Junta de Freguesia de Longos, presidida por Isilda Silva, constituiu uma Brigada Verde em defesa do ambiente com cerca de uma centena de voluntários, onde está representada a comunidade escolar, entre alunos, professores e auxiliares da escola de ensino básico e jardim de infância, numa sessão presidida por Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães.
Durante a realização da cerimónia, que contou também com a presença de Adelina Paula Pinto, Vereadora da Educação, Mário Rodrigues, Diretor do Agrupamento de Escolas das Taipas, e Felicidade Gomes, em representação dos Bombeiros Voluntários das Taipas, foi apresentado o hino da Brigada Verde, cujo tema tem a autoria do professor José Maria Gomes, do Agrupamento das Taipas.
«É minha convicção que uma sociedade bem formada, com uma escola aberta, que protege a saúde dos nossos filhos e que eles vão defender depois as futuras gerações, irá colocar fim a um ciclo de degradação da natureza. O futuro começa na escola e defender a natureza é proteger o bem comum, porque quem gosta, cuida!», referiu Domingos Bragança, cuja opinião foi partilhada por Isilda Silva, que ambiciona igualmente o objetivo de Guimarães ser uma «referência ambiental».
A sessão pública de apresentação, organizada pela Junta de Freguesia de Longos, com o apoio da comunidade escolar, foi baseada nos quatro elementos da natureza, onde foi destacada a Água, com a leitura de um poema, a Terra, através de um teatro de fantoche, o Fogo, com a intervenção da representante da corporação taipense, e o Ar, com uma demonstração de aves de rapina por Hélder Fernandes, da Clínica Veterinária das Taipas.

Compromisso em nome do ambiente

A constituição de Brigadas Verdes no concelho de Guimarães, proposta lançada pelo Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, no âmbito do programa “Guimarães Mais Verde”, desenvolvido ao abrigo da candidatura a Capital Verde Europeia 2020, tem por objetivo desafiar os vimaranenses e as suas instituições a comprometerem-se com o projeto de construir um Município mais sustentável, protegendo a natureza e respeitando o ambiente.
Fermentões, Ponte e a União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim constituíram igualmente as suas Brigadas Verdes, o mesmo acontecendo na Escola Profissional CISAVE. A Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas (CNE), com cerca de 4 mil escuteiros, assinou declarações de “Compromisso Guimarães Mais Verde”. Para além de muitos anónimos e outras figuras públicas de destaque, o Ministro do Ambiente, José Matos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, também já assinaram o documento.