on 2 de janeiro de 2017


Pedro Ricardo de Almeida é o vencedor da 1.a edição do Prémio de Fotografia Martins Sarmento

Os finalistas desta edição do prémio são Pedro Ricardo de Almeida (Cacém), Carlos Elísio da Silva (Braga) e André Borges (Braga), cujas obras inéditas estarão expostas, juntamente com os outros concorrentes, de 20 de Janeiro a 26 de Fevereiro na Galeria de Exposições da Sociedade Martins Sarmento, no âmbito do galardão. Recebe ainda Menção Honrosa Sara Fernandes (Guimarães).
Apresentaram-se a concurso 72 participantes com um total de 377 fotografias.
A 1.a edição do concurso de fotografia "Guimarães – Expedição fotográfica" é uma iniciativa da Sociedade Martins Sarmento em colaboração com o Cineclube de Guimarães – Secção de Fotografia, contando com os apoios do Centro Português de Fotografia, Câmara Municipal de Guimarães, Têxteis LEIPER e de Fotografia Portugal.
Os trabalhos foram avaliados por um júri constituído por Maria Amélia Gomes Alves, Miguel Frazão, Miguel Oliveira, Nuno Rocha Vieira, Maria João Branco, Cláudio Rodrigues e Patrícia Aguiar.
O Prémio de Fotografia Martins Sarmento foi lançado em 2016 com o objectivo sobretudo de constituir um processo de recolha e actualização de espólio documental fotográfico, estimulando os fotógrafos a procurarem objectos e visões que a si próprios se identifiquem e que eles próprios identifiquem em Guimarães – todo o concelho –, sem qualquer limitação temática e com preocupação de qualidade, indispensável a que as imagens sejam úteis e interessantes.