on 6 de fevereiro de 2017


DA AUTORIA DA VIMARANENSE MANUELA TEIXEIRA

Biblioteca Raul Brandão recebe apresentação de livro sobre boas práticas de envelhecimento

Vimaranense Manuela Teixeira apresenta obra ao final da tarde desta terça-feira. Médico José Pinto da Costa presente na sessão pública de um livro que destaca boas práticas gerontológicas.

A Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães, recebe esta terça-feira, 07 de fevereiro, às 18 horas, a apresentação do livro “Olhares Que Falam”, da vimaranense Manuela Teixeira. A obra, com prefácio do médico José Pinto da Costa e posfácio do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, tem por objetivo sensibilizar para a importância da contextualização social do envelhecimento.
Mestranda em Gerontologia Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto, a autora, que lança o seu segundo livro depois de “Novas Competências para Novas Exigências no Cuidar”, procura dar um contributo à reflexão no quadro das boas práticas gerontológicas. «Transformar o desafio do envelhecimento em oportunidades é uma das maiores tarefas do nosso século», considera Manuela Teixeira.
Ao longo das 105 páginas do livro, pretende-se compreender a dimensão do fenómeno do envelhecimento enquanto realidade social. O principal desafio consiste em valorizar um conjunto de iniciativas em torno da questão do envelhecimento ativo e criar um quadro de promoção e divulgação de novas iniciativas e parcerias, permitindo aos idosos usufruir do processo de envelhecimento.