on 17 de fevereiro de 2017

NOVOS PALCOS, MAIS CULTURA

“ExcentriCidade” estreia em Brito e aumenta programação cultural nas freguesias de Guimarães

Seis freguesias fazem agora parte do calendário mensal do programa de cultura iniciado pela Autarquia. Novos locais serão anunciados em breve. 
Um ensemble da Orquestra do Norte este sábado, 18 de fevereiro, às 21:30 horas, nos Espaços Criativos, na vila de Brito, assinala o alargamento do programa cultural “ExcentriCidade” a uma nova freguesia do concelho de Guimarães, depois de a Câmara Municipal ter iniciado a primeira fase nas Taipas, Moreira de Cónegos, Ronfe, S. Torcato e União de Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Santa Leocádia.
Com periodicidade mensal, o programa “ExcentriCidade” tem como objetivo estratégico a criação de novas centralidades de consumo e de criação artística e cultural, no domínio da dança, música, teatro e cinema. Com esta aposta, o Município pretende oferecer a mesma filosofia iniciada nos espaços culturais da cidade, acrescentando novas camadas de significado cultural ao sedimentado, novas oportunidades para públicos e criadores e gerar mais patamares no desenvolvimento do cidadão enquanto ser cultural.
Ainda este mês, na noite de 24 de fevereiro, pelas 21:30 horas, a vila de São Torcato terá igualmente oportunidade de assistir ao ensemble da Orquestra do Norte, nas instalações da ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, no Centro Comunitário, Hemeroteca e Mediateca Educativa. No dia a seguir, 25 de fevereiro, a Casa do Povo de Briteiros S. Salvador recebe um espetáculo de fado com o jovem Pedro Marão.
Na mesma noite e à mesma hora, há teatro no Centro Pastoral de Moreira de Cónegos, com a exibição da peça “One Man Alone”, uma coprodução do Teatro da Didascália e Casa das Artes de Famalicão, onde o tema central é o trabalho realizado numa padaria em horário noturno. O mês de fevereiro do programa “ExcentriCidade” começou, entretanto, com dois concertos. O auditório dos Bombeiros das Taipas recebeu o espetáculo “Gallaecia” no dia 04 e, uma semana depois, Nuno Prata atuou no Salão Paroquial de Ronfe.