on 20 de fevereiro de 2017

A CERCIGUI irá acolher nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro o 4o Encontro do Projeto Internacional idICT que contará com a participação de profissionais de organizações provenientes de diversos países europeus. Trata-se de um projeto de dois anos totalmente financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia no âmbito da Ação-chave 2 – parcerias estratégicas. Assim, o projeto idICT tem como principal objetivo aumentar as competências das Pessoas com Deficiência Intelectual, das suas famílias e dos profissionais que trabalham com elas, tirando proveito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com uma abordagem ao Modelo de Qualidade de Vida. 
O Consórcio inclui 5 entidades que trabalham na área da Deficiência Intelectual (COPAVA - Espanha, HURT - Croácia, CUDV DRAGA - Eslovénia, CERCIGUI - Portugal e CSS - Itália), envolvendo um grande número de pessoas, famílias e profissionais e dois Centros Tecnológicos (IBV - Espanha e IAT - Alemanha), especializados no desenvolvimento de soluções de TIC adaptados às pessoas com necessidades especiais. Este projeto teve início em setembro de 2015 e deverá ser concluído em agosto de 2017 com a possibilidade real de se seguirem outras eventos.
Por agora está a ser construída uma plataforma informática, completamente acessível a pessoas com Deficiência Intelectual, com aplicações para Smartphones e Tablets. Esta ferramenta ficará disponível em breve permitindo depois o acesso a Aplicações tão simples como facebook, youtube, whatsapp, Google, ..., de forma bastante autónoma. Até ao momento decorreram três encontros com a participação de representantes de todas as organizações envolvidas: Valência, Forli e Zagreb. Segue-se Guimarães onde se pretende definir a forma como será ministrada formação, sobre a utilização da plataforma, aos técnicos, clientes e familiares de todas instituições envolvidas.