on 17 de fevereiro de 2017

Palestra "A Música das Estrelas e a Procura de Novos Mundos", a realizar no dia 24 de Fevereiro, pelas 11H30 - auditório 1.

Orador: 

Astrofísico Tiago Campante (Doutor) - (U. Birmingham- Reino Unido), de origens vizelenses
Cientista português, de origens vizelenses, que analisou cerca de 500 estrelas do tipo solar a partir das oscilações luminosas captadas pelos telescópios Kepler (EUA) e CoRoT (França), que permitiu descobrir o enquadramento e futuro do Sol.
Nesta apresentação, o astrofísico Tiago Campante irá explicar como os astrónomos "ouvem" o som das estrelas e descobrem novos mundos na nossa Galáxia, mostrando que "muitas das estrelas no firmamento fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como que de instrumentos musicais se tratassem", e que "muitas delas albergam planetas semelhantes à Terra".
Os seus principais interesses centram-se na ciência exoplanetária e num ramo da física estelar designado de asterossismologia.
Tem vindo a contribuir ativamente para o programa científico da missão Kepler da NASA e, atualmente, encontra-se envolvido no trabalho de preparação para as missões espaciais TESS (NASA) e PLATO (ESA).