on 16 de outubro de 2017

A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia apresenta a 5ª edição das Ecorâmicas, que irá decorrer na cidade de Guimarães, no Auditório da Fraterna (zona de Couros), de 26 a 29 de Outubro de 2017. Desde 2013 que a AVE, em parceria com outras entidades locais e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, realiza, no último fim-de-semana de outubro, as Ecorâmicas. Este ano, a escolha temática da mostra de cinema documental é A FLORESTA. 
A programação iniciar-se-á com uma estreia a nível internacional, no dia 26 de outubro, quinta-feira, às 21:45, com a exibição do filme "O Apelo da Floresta: A Sabedoria Esquecida das Árvores”, de Jeffrey McKay, antecedido da curta-metragem "O Abate Continua", de Jeff Wirth. O dia 27, com sessões às 10h e 15h, é composto por uma programação dedicada exclusivamente às escolas do concelho. 
No sábado, dia 28, com sessões às 15:00, serão exibidos os documentários "Baldios e Montes Vicinais: O Futuro em Mão-Comum", de Diana Toucedo e "Florestas Sintéticas: Os Perigos das Árvores Geneticamente Modificadas", de Ed Schehl e Steve Linaeu. Após a exibição dos filmes, seguir-se-á um debate/reflexão em torno do tema A FLORESTA, que contará com a presença de convidados do meio académico, empresarial e associativo. 
No último dia do evento, domingo 29, com sessões às 15:00, serão exibidos vários filmes, com destaque para a animação "O Homem Que Plantava Árvores", de Frédérick Back e "A Inteligência das Árvores", de Julia Dordel e Guido Tölke.
Todas as sessões de cinema e debates terão lugar no Auditório da Fraterna (zona de Couros). O programa detalhado pode ser consultado no blogue da AVE ou através da página Facebook das Ecorâmicas.
O evento, aberto a todos os interessados, é gratuito e assenta numa organização voluntária, em colaboração com parceiros locais. Considerando a importância do tema abordado nas Ecorâmicas e o empenho que a AVE deposita na organização deste evento, apelamos à vossa participação e divulgação da iniciativa.