on 26 de outubro de 2017

SEMINÁRIO – A importância da alimentação no desporto: mitos e verdades.

Guimagym organizou Seminário sobre a importância da alimentação.
Sessão contou com a presença dos atletas olímpicos Dulce Félix, Rui Bragança e Manuel Campos (Joca).

Realizou-se na tarde de sábado, dia 21 e outubro, na Academia de Ginástica de Guimarães, um seminário sobre o tema "A importância da alimentação: mitos e verdades" que contou com a presença de 160 pessoas.
Depois de uma pequena exibição de três atletas do Guimagym, a sessão contou com o contributo de Milene Castro, nutricionista, que abordou a temática evidenciando as necessidades dos pequenos atletas antes e depois de cada treino.
Este primeiro seminário organizado pelo Guimagym contou também com a presença de três atletas olímpicos que deixaram o seu testemunho e enriqueceram o debate. Dulce Félix (atletismo), Rui Bragança (taekwondo) e Manuel Campos “Joca” (ginástica) partilharam experiências de um atleta de alta competição, destacando a importância de uma alimentação saudável quer para um melhor rendimento no treino e competição, quer para a recuperação.
Dulce Félix realçou que os "pais devem estar atentos à alimentação dos filhos, pois isso será decisivo para o sucesso, seja em que desporto for".
Já para o atleta de Taekwondo, Rui Bragança, "os pais têm que ser um exemplo para os filhos" também ao nível da alimentação, até porque esta "é importante para os treinos mas também para o dia-a-dia da criança e para a sua rotina escolar".
O ginasta olímpico Joca sublinhou a mesma ideia, reforçando que "cada pessoa deve guiar a sua própria alimentação" e que "há alimentos que dão mais resultados do que outros, dependendo da pessoa".
A sessão prosseguiu com um ativo e participado debate, com intervenções interessantes da plateia, e com os pais a esclarecerem dúvidas sobre a alimentação mais adequada para os seus filhos.
Para Luís Rodrigues, Presidente da Direcção do Guimagym, a realização deste seminário teve como objectivo ir ao encontro das expectativas dos pais e alunos do Clube, pelo que, neste contexto, outras acções estão já a ser programadas.