on 21 de outubro de 2017


A 4ª residência artística de 2017 da Orquestra de Guimarães traz de volta ao Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor o pianista vimaranense Pedro Emanuel Pereira.

A Orquestra de Guimarães apresenta o resultado da sua 4ª residência artística deste ano no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, este sábado, dia 21 de outubro, às 21h30.

Dirigida pelo maestro Vítor Matos, a Orquestra de Guimarães contará com a participação do solista Pedro Emanuel Pereira, pianista vimaranense que deixou boa memória na sua última atuação, ao interpretar uma versão inédita do hino de Guimarães.

Neste concerto, serão apresentadas duas obras do repertório clássico, da autoria de Joseph Haydn e L. V. Beethoven, respetivamente a Sinfonia nº 99, em Mi bemol maior e o Concerto para piano nº 3, em Dó menor, Opus 37.

De Joseph Haydn, a Sinfonia nº 99, em Mi bemol maior, é a sétima das doze sinfonias que constituem as chamadas Sinfonias de Londres. A obra estreou em finais do séc. XVIII e foi dirigida pelo próprio Haydn, um dos compositores mais importantes o Período Clássico.

De L. V. Beethoven, será apresentado o Concerto para piano nº 3, em Dó menor, Opus 37, contando com a prestação do pianista Pedro Emanuel Pereira. Este concerto, do início do séc. XIX, é considerado o primeiro concerto de Beethoven a possuir características sinfónicas e foi dedicado ao príncipe Luís Fernando da Prússia.

A Orquestra de Guimarães é um projeto cultural criado pela Câmara Municipal cujos objetivos são a integração e potenciação do talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral sinfónica, e a fidelização de públicos, aumentando o conhecimento e consumo da música de base erudita.