on 16 de outubro de 2017

Resultados da participação dos atletas da CERCIGUI nos Campeonatos Internacionais SU-DS para atletas com Síndrome de Down 

A cidade de Vila Nova de Gaia acolheu de 12 a 15 de outubro de 2017 os Campeonatos Internacionais SU-DS para atletas com Síndrome de Down. Este evento englobou o 4º Campeonato da Europa Open de Atletismo IAADS, o 1º Campeonato da Europa Open de Judo JUDOWN, o 1º Campeonato da Europa Open de Ténis de Mesa ITTADS e o Challenge Internacional de Basquetebol 3x3 IBA21. 
Em competição estiveram 109 atletas dos seguintes 17 países: África do Sul, Austrália, Brasil, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Itália, Iraque, Macau, México, Polónia, Suécia, Suíça, Turquemenistão, Turquia, Zimbabwe e Portugal. 

Os Judocas da CERCIGUI que representaram Portugal na Seleção Nacional marcaram mais um momento histórico no Judo e no desporto adaptado, ao venceram 4 medalhas de ouro (Nelson Silva, Susana Daniela, Elisabete Costa e Paulo Jorge Lemos), 1 medalha de prata (Vitor Hugo), 1 medalha de bronze (Carlos Martins) e 1 Diploma Europeu (Jorge Diogo). Das sete categorias de peso que se disputaram nestes Campeonatos Europeus, Portugal venceu 6 e a Italia venceu apenas 1. Também é de realçar o facto dos atletas da CERCIGUI terem conquistado 4 medalhas de ouro para Portugal das 7 em disputa neste europeu. 

Voltaram a estar em grande evidência os atletas da CERCIGUI, Susana Castro e Nelson Silva que para além das medalhas de ouro no Judo juntaram ao seu palmarés várias medalhas no Atletismo. 

A Susana Daniela juntou à medalha de ouro no Judo mais 5 medalhas. Ouro no Triatlo, Ouro na Estafeta 4x100m, Prata nos 100m e mais duas medalhas de Bronze no Lançamento de Peso e Salto em Comprimento. O Nélson é Campeão e Recordista do Mundo na Estafeta 4x100m com a marca de 1.00.30.