on 23 de novembro de 2017


O Departamento da Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Infias - Vizela, em articulação com as turmas do 8.º A da Escola Básica e Secundária de Infias e do 4.º J da Escola Básica de S. Miguel, no âmbito do Projeto “Vamos Partilhar” deram início à denominada “Missão Padrinhos”. Esta tem como finalidade os alunos da turma do 8.º A apadrinhar os alunos da Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência da Escola Básica e Secundária de Infias e a turma do 4.º J apadrinhar os alunos da Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência da Escola Básica de S. Miguel. Acreditamos que com a partilha e convivência todos saem a ganhar: os alunos das turmas desenvolverão o seu sentido de solidariedade, respeito, tolerância, responsabilidade social para com a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, e os alunos das unidades poderão desenvolver a sua autonomia, socialização e comunicação junto dos pares, partilhando com eles momentos de trabalho e lazer. 
Assim sendo, no dia 22 de novembro de 2017 realizou-se a palestra “Porque há sempre um sapato que permanece novo”, que teve como orador o escritor Hélder Magalhães, que para além de contar a sua história de superação, alertou para o facto de todos sermos diferentes, sendo que essas mesmas diferenças nos tornam únicos. Falou ainda da importância de partilhar com os outros tudo aquilo que temos de melhor, pois crescer não pode ser apenas um processo físico.
Teve também lugar a passagem de testemunho da turma que participou nos anos transatos neste projeto, para as turmas que agora o iniciam. Sendo que estes concluíram que:
“Facilitar, auxiliar, fazer sorrir, ser um verdadeiro amigo nos pequenos gestos é o grande desafio da missão de apadrinhar os nossos colegas da Educação Especial.” 
Cremos que este constitui um pequeno, mas importante passo para o desenvolvimento de uma comunidade mais inclusiva.